< Clínica de psicologia, psicanálise e psiquiatria, psicologos, psicanalistas, psiquiatras, psicoterapia, avaliaçao psicologica

ESPAÇO PSIQUE

Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria

LISBOA e FARO

 

 

MENU PRINCIPAL

 

 

PSICOLOGIA

Avaliação Psicológica

Psicoterapia

 

 

PSICANÁLISE

Psicoterapia Psicanalítica

 

 

PSIQUIATRIA

 

QUEM SOMOS CONTACTOS HONORÁRIOS

Avaliação Psicológica

Quem realiza? Qual o objectivo? Em que situações é fundamental? Como é realizada?

1. QUEM REALIZA: Psicólogo Clínico com formação especializada na avaliação e diagnóstico de problemas psicológicos e dificuldades relacionais. Possui ainda formação específica para, caso seja necessário, recorrer à realização de Provas Psicológicas.

2. OBJECTIVO: dar resposta a um pedido de esclarecimento, orientação ou ajuda psicológica. O paciente sente que algo se passa consigo, mas não sabe bem:

- O quê: será depressão, luto, ansiedade, tristeza, etc.?

- Porquê: relacionado com um factor actual de stress, uma relação conjugal, algumas dificuldades antigas (esquecidas mas não ultrapassadas), etc.?

- A quem recorrer: psiquiatra, neurologista, psicanalista?

EM RESUMO: o paciente trás dentro de si PERGUNTAS e a Avaliação serve para encontrar RESPOSTAS e obter uma ORIENTAÇÃO para a resolução dos problemas.

3. EM QUE SITUAÇÕES É FUNDAMENTAL? SEMPRE, se o paciente deseja resolver os problemas psicológicos que o afectam.

Mesmo quando ainda não decidiu recorrer a uma ajuda especializada para resolver esses problemas, a Avaliação Psicológica permite-lhe IDENTIFICAR e ficar a CONHECER DE FORMA MAIS OBJECTIVA esses problemas. Não é possível resolvermos um problema se não soubermos, com algum rigor, que problema é esse.

Assim, existem Consultas de Avaliação Psicológica direccionadas para diferentes fins e objectivos:

A) Definir o Diagnóstico: aqui procuramos esclarecer qual a natureza ou o tipo de problemas psicológicos que afectam o paciente (por exemplo, fobia social, perturbação de ansiedade, alterações da personalidade, etc.). Este tipo de avaliação é essencial para determinar qual a gravidade da situação e para assegurar um encaminhamento correcto em termos de plano terapêutico. Este tipo de avaliação, associada ao estudo da personalidade do paciente, é útil também em contextos jurídicos (exames médico-legais, perícias da personalidade).

B) Avaliar Incapacidades: aqui procuramos determinar qual o grau e a natureza de certas incapacidades psicológicas (a nível da memória, da concentração, da psicomotricidade, etc.) e qual a influência dessas incapacidades no desempenho de actividades profissionais. Utilizando testes específicos, avaliamos, numa base científica e objectiva, a justificação de determinadas queixas. Este tipo de avaliação é essencial para juntas médicas, processos de reforma, etc.

C) Avaliação Neuropsicológica: aqui procuramos despistar o aparecimento e desenvolvimento de perturbações do foro neurológico (demências de tipo Alzheimer, epilepsia, etc.), utilizando testes de desempenho cognitivo enquanto método auxiliar de diagnóstico.

D) Orientação Vocacional e Psicotécnica: aqui procuramos fornecer uma orientação profissional, com base na avaliação das aptidões intelectuais e das motivações afectivas, perspectivando a construção da futura identidade profissional.

4. COMO É REALIZADA:

    1. Em primeiro lugar é realizada a Entrevista Clínica, na qual o psicólogo estabelece com o paciente uma relação facilitadora da expressão emocional e da problemática que o afecta, independentemente da sua natureza confusa, constrangedora ou dolorosa.
    2. Podem ser realizadas Provas Psicológicas, que são instrumentos validados estatisticamente e aceites internacionalmente e que fornecem medidas objectivas e padronizadas de funções psicológicas (memória, atenção, etc.).
    3. Por fim, e caso seja necessário, é entregue um Relatório de Avaliação Psicológica que contém um resumo das observações feitas e os resultados das provas realizadas, bem como uma orientação para a resolução das dificuldades que o paciente apresentou (encaminhamento para consulta especializada de psiquiatria, psicoterapia individual, em grupo, etc.)

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Podemos esclarecer as suas dúvidas ou questões...

 

DESTAQUES

Abordamos alguns dos principais problemas psicológicos actuais...

 

 

avaliação
Espaço Psique: Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria - Faro e Lisboa www.espacopsique.com Telefone: 96 522 36 84 Email: espacopsique@espacopsique.com